O CLIMA ESQUENTOU: PITÁGORAS X TONHA


Tradicionalmente, em anos eleitorais, o ambiente político começa a esquentar nos bastidores logo após o Carnaval. Em 2026, no entanto, o cenário antecipou-se: o clima já deu sinais de tensão durante a Lavagem do Bonfim.

O Dr. Pitágoras levou seu bloco para a festa, repetindo a estratégia de sempre: sem levantar bandeira de governador, mantendo-se próximo de todos e, ao mesmo tempo, sem se comprometer claramente com ninguém.

No dia seguinte à Lavagem, Tonha Magalhães celebrou seu aniversário e, para surpresa dos bastidores políticos da cidade, anunciou sua pré-candidatura a deputada estadual. A notícia caiu como uma bomba no meio político local, pois atinge diretamente as pretensões de Pitágoras. A candidatura de Tonha surge como um polo competitivo claro ao seu projeto.

Em 2022, Pitágoras transferiu pouco mais de 14 mil votos para sua esposa, Soraia. À época, gozava de alta aprovação popular e não enfrentava nenhuma candidatura local forte para deputado estadual que disputasse o mesmo eleitorado. O cenário agora é outro.

Com a pré-candidatura de Tonha Magalhães, somada à possibilidade de nomes como Marivalda Silva e Sargento Francisco entrarem na disputa, além de uma perceptível queda na sua popularidade, o caminho de Dr. Pitágoras tende a ser bem mais difícil nesta eleição.


Fonte: 
reconcavoemfoco.ba