LEGISLATIVO: Alba autoriza que Jerônimo contrate dois empréstimos. Pedidos de créditos estão relacionados com investimentos previstos pela gestão estadual.


A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, na tarde desta terça-feira, 3, dois projetos de lei que autorizam o governo Jerônimo Rodrigues (PT) a contratar dois empréstimos, nos valores de R$ 150 milhões e R$ 616 milhões, cada um, ambos com a Caixa Econômica Federal (CEF).

Os valores, de acordo com as propostas, serão destinados ao Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) e à aquisição de novos trens para o Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas (SMSL).

As matérias, que tramitaram na casa sob regime de urgência, isto é, sem necessidade de avaliação nas comissões da Casa, foram relatadas pelo deputado Marcelino Galo (PT), e contou com voto da maioria dos parlamentares. Apenas a bancada de oposição, liderada pelo deputado Alan Sanches (União Brasil), votou contra, assim como o deputado Hilton Coelho (PSOL), que assume papel de independente.

O psolista classificou os projetos como “extremamente genéricos”, enquanto Alan demonstrou preocupação quanto ao endividamento do Estado. “Este é o 12º pedido de empréstimo em 18 meses de governo”, calculou.

Em defesa do Executivo, o líder da maioria, deputado Rosemberg Pinto (PT), disse estar “tranquilo” quanto à aprovação. Ele citou inclusive o secretário da Casa Civil da prefeitura de Salvador, Luiz Carrera, do mesmo partido de Alan, que em entrevista recente defendeu a contratação de empréstimos para estados e municípios anteciparem investimentos. Ele ressaltou ainda que a Bahia tem um baixo índice de endividamento (0,36% do orçamento), se comparado com São Paulo (3,5% do orçamento) e Rio de Janeiro (5% do orçamento).

“Esses estados gostariam de ter a capacidade de endividamento que a Bahia tem”, afirmou.

Comentários