A Bahia é o segundo maior produtor de banana do Brasil. De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), na última safra, o estado colheu 913.790 mil toneladas. O estado de São Paulo lidera a produção da fruta e tem como destaque a região do Vale do Ribeira.
No Dia da Mundial da Banana, 22 de setembro, um dado que mostra a relação do brasileiro com a fruta chama atenção. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cada brasileiro consome em média 25 quilos de banana por ano.
No oeste baiano, o município de Bom Jesus da Lapa, ganhou destaque como um dos principais polos produtores do país, graças ao seu perímetro irrigado, Projeto Formoso. Por lá, as lavouras desempenham um papel vital na economia local e regional, gerando empregos e sustento para inúmeras famílias.
“A cultura da banana na Bahia reforça nossa tradição e expertise em produzir frutas de qualidade que ajudam a abastecer o mercado nacional”, disse o titular da Seagri, Wallison Tum.
"Tecnologia como aliada
Em Barreiras, o manejo do fruto tem a tecnologia como aliada. Através da utilização de um acompanhamento criterioso feito por aplicativo, há também as vantagens do uso de um sistema que integra Inteligência Artificial, o que possibilita em plantas de excelente aspecto vegetativo e alta produtividade.
A Seagri informou ainda que uma plataforma ajuda os colaboradores na realização de diversas tarefas, como o acompanhamento de cada planta através da leitura de QR Code.
Cada unidade tem seu QR Code, dando uma identidade à planta, que é acompanhada diariamente. Por conta disso, todas as atividades e ocorrências ao longo do processo de cultivo, até o momento da colheita são registrados.
Bahia colhe 63% de todo guaraná produzido no Brasil
“Tudo aqui é monitorado em tempo real. Possuímos um sistema tecnológico eficaz, que acusa a qualidade, desenvolvimento e a saúde da planta, desde o plantio até o momento exato da colheita, além de contribuir no controle de pragas. Tudo isso é possível ser visto no nosso sistema on-line e em tempo real”, explicou à Seagri, o produtor Moisés Schmidh.
Segundo a Seagri, a cadeia produtiva da banana desempenha papel vital na economia do estado da Bahia, abrangendo desde o setor agrícola até a cadeia de distribuição.
A cultura representa uma fonte de renda crucial, especialmente para pequenos agricultores em comunidades rurais.
Comentários
Postar um comentário