Os secretários de Candeias, Marcelo Cerqueira (Saúde) e Soraia Cabral (chefe de Gabinete), estiveram na Rádio Baiana FM (89,3), na manhã desta quarta-feira (29), para falar do mutirão municipal de cirurgia que vai acontecer no município a partir de abril. Os procedimentos cirúrgicos serão realizados na clínica Biosphera Mais Saúde e será custeado exclusivamente com recursos da própria Prefeitura de Candeias.
De acordo com Soraia, serão ofertadas mais de 1300 cirurgias nas áreas oftalmológicas, ginecológicas e vasculares. Os procedimentos serão: hérnia, mioma, pedra na vesícula, laqueadura, vasectomia, catarata, pterígio (carne no olho), capsulotomia Yag Laser (limpeza de lente para os que já fizeram cirurgia de catarata), entre outras.
O processo de triagem vai acontecer em dois momentos: na área oftalmológica será de 3 a 6/4, na Unidade Básica de Saúde (UBS), do condomínio Nossa Senhora das Candeias, no Ouro Negro. Já a triagem para as cirurgias gerais, ginecológicas e de angiologia serão realizadas de 8 a 10 de abril, no Ginásio de Esportes, no Centro da cidade, sempre a partir das 07h.
O apresentador Moises Azevedo perguntou se o mutirão atenderia toda demanda ou teria outras datas. Em resposta, Soraia disse que a iniciativa é para tentar zerar a demanda reprimida desses procedimentos, que desde a época da pandemia vem se acumulando no sistema. “Após finalizar essa lista reprimida, outros processos cirúrgicos podem aparecer, aí já estaremos mais tranquilos e não precisará fazer mutirão, pois nossa unidade de saúde poderá atender”, disse Soraia.
Soraia garantiu ainda que o atendimento ao paciente não será apenas no pré-operatório e no momento da cirurgia, mas no antes, durante e o depois. “Vamos arcar com a biopsia dos pacientes no pós-cirúrgico, iremos entregar as meias de compressão para os pacientes de angiologia e fazer esse acompanhamento de perto. Reiteramos que os pacientes podem contar com o prefeito Pitágoras, com a Secretaria de Saúde, com o Gabiente e demais pastas no que precisar que estaremos aqui para ajudar”.
Marcelo ressaltou que o público prioritário do mutirão são os adultos, devido aos tipos de cirurgias que serão realizadas na ação. “Vamos priorizar o que é demanda na nossa cidade, que são essas patologias já descritas e faladas. Para se ter ideia é difícil incluir num mutirão cirurgia de carne no olho, no entanto, priorizamos essa patologia pois temos muitos casos aqui e precisamos cuidar do nosso povo. Por isso, vamos priorizar, nesse primeiro momento, pacientes na fase adulta”, explicou.
Para aqueles que ainda não se cadastraram para qualquer um desses procedimentos, devem procurar o PSF mais próximo do bairro que mora e obter mais informações.
Fonte: MNoticias
Comentários
Postar um comentário