POLÍTICA: Justiça arquiva investigações de contratos envolvendo a Arena Fonte Nova e Jaques Wagner

 

Foto: Ulisses Dumas/Agência BAPress/divulgação

 



A Justiça Federal determinou o arquivamento do inquérito conhecido como “Operação Cartão Vermelho”, que investigava contratos públicos envolvendo a Arena Fonte Nova. Na ação, um dos investigados era o atual senador Jaques Wagner (PT).

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), responsável pelo inquérito, reconheceu que as suspeitas de corrupção não se confirmaram e que a apuração não encontrou provas mínimas que provassem a conduta do ex-governador.

Relembre

A “Operação Cartão Vermelho” foi ajuizada pelo MP-BA e deflagrada em 2018 pela Polícia Federal para apurar irregularidades na contratação dos serviços de demolição, reconstrução e gestão do estádio Arena Fonte Nova. Na época, a PF cumpriu mandado na casa do ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT), em Salvador, já que o contrato entre o governo do Estado e a Fonte Nova Participações (FNP), que é  formado pelas empresas Odebrecht e OAS, foi firmado em 2010, quando o senador ainda era governador da Bahia.

O então governador da Bahia na época e agora atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), chegou a dizer em 2018 que a ação do MP era “copia e cola” e que não havia consistência. “Pelo que eu vi na imprensa, é um copia cola da operação que foi feita. Não tem nenhuma consistência técnica, nenhuma consistência jurídica. Isso vai ser provado no devido momento”.

 

Comentários