A ascensão de Elmar Nascimento dentro do União Brasil é um problema com dimensões imprevisíveis para ACM Neto e pode significar a maior ameaça da vida política do ex-prefeito de Salvador.
Políticos ouvidos pela reportagem do Política ao Vivo confirmam que a possibilidade de Elmar integrar o corpo de ministros de Lula significaria uma tragédia sem precedentes para ACM Neto. A explicação é simples: o crescimento de Elmar, sua aproximação com o PT acrescentada à falta de perspectiva de poder de Neto nos próximos anos, poderá fazer com que o neto de ACM acumule uma série de derrotas nos próximos anos.
A primeira delas seria perder o comando do União Brasil na Bahia, incluindo o cargo de secretário-geral do partido, para Elmar Nascimento ou algum indicado seu.
A segunda possibilidade seria o fato de Elmar se aproximar do PT a ponto de virar um aliado e pleitear voos mais altos em 2026, como por exemplo integrar a chapa de reeleição de Jerônimo Rodrigues (PT), como candidato a senador.
Isso tiraria de Neto a legenda e a chance de se candidatar ao Governo do Estado novamente. Os plenos poderes do ex-prefeito de Salvador no partido nos últimos dois anos se deram porque existia a expectativa de vitória na eleição de um dos maiores estados do país, a Bahia. Mas isso não aconteceu.
Uma fonte com tráfego livre em diferentes espaços de poder na Bahia relatou ao Política ao Vivo que a relação de Elmar com ACM Neto nunca foi tão intensa. Em 2018, quando Neto desistiu de ser candidato a governador, os dois tiveram uma ruptura e por pouco Elmar não deixou o DEM.
Segundo a imprensa nacional, Elmar Nascimento pode ser o ministro de Minas e Energia de Lula. Ele teria o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).
Comentários
Postar um comentário