Atendendo ao pedido do vereador Rodolfo Barros, Ronaldo e Neto Carletto garantem perfuração de dois poços em Itacaré.

Apóio

A Cerb – Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia acaba de autorizar a perfuração de dois poços artesianos no município de Itacaré, um no assentamento Novo Paraíso e outro da região de Volta do Poço, que beneficiarão quase 80 famílias. A solicitação foi feita pelo deputado federal Ronaldo Carletto e pelo ex-chefe de gabinete da Cerb, Neto Carletto, atendendo ao pedido do vereador Rodolfo Barros. Além da perfuração dos poços, serão instalados também sistemas simplificados de abastecimento.

“Este é o tipo de pedido que eu fico feliz em atender e não meço esforços para conseguir, pois vai melhorar a vida das pessoas, principalmente, mulheres e crianças, ao garantir o direito básico de acesso à água”, afirmou o deputado federal Ronaldo Carletto. Uma vez autorizadas as perfurações, uma equipe técnica da Cerb visitará as localidades para definir os pontos de instalação dos poços e dos sistemas de abastecimento.

Os sistemas simplificados de abastecimento de água são os mais comumente implantados pela Cerb em zonas rurais dos municípios baianos. Estes são constituídos basicamente de captação, adução, reservação e distribuição da água, contando com equipamentos de bombeio movidos a energia elétrica ou a óleo diesel.

Ex-chefe de gabinete da Cerb e presidente Nacional dos Jovens Progressistas, Neto Carletto também comemorou a autorização para perfuração dos poços em Itacaré. “Eu não posso deixar de agradecer, em especial, ao presidente da Cerb, Antônio Eduardo Matos, que sempre nos atende com eficiência e agilidade”, destacou Neto, que já foi responsável pela perfuração de dezenas de poços nos municípios do sul da Bahia.

*Direito à água* - É um direito humano reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2010, por entender que ter acesso à água é essencial para o ser humano gozar plenamente da vida e de todos os demais direitos. A falta de acesso à água prejudica, principalmente, mulheres e crianças, que geralmente são os responsáveis por buscar fontes de água para as suas famílias.